Evento realizado nos dias 11, 12 e 13 de junho de 2018

A apresentação e discussão das novas plataformas e projetos ambientais ligados à gestão de resíduos sólidos, água e energias renováveis nortearam a sétima edição do Seminário Cidade Bem Tratada. O evento, ocorrido nos dias 11 e 12 de junho de 2018, em Porto Alegre, foi promovido pela Fundação Mata Atlântica e Ecossistemas. Nesta edição, também fizeram parte da programação atividades como exposição fotográfica e de trabalhos científicos, rodada de negócios e intervenção coletiva, deixando um jardim de chuva no bairro floresta, como marca de transformação criativa na cidade.


Cases demonstraram práticas inovadoras e painéis promoveram importantes debates sobre os temas propostos pelo evento:

  • Como está a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos;
  • A Situação das Águas: novos conceitos de drenagem, tratamento e aproveitamento de efluentes;
  • Energias Renováveis.
Programação da 7ª edição

Exposição: Recicladores de Histórias, Catadores de Sorrisos. Fotografias de Pedro Henrique Tesch e curadoria de Daiana Schwengber, da Apoena SocioAmbienta

– 8h: Credenciamento

09h – Momento de Reflexão e Inspiração: Hidroética – Dr. Demetrios Christofidis, professor UNB Mediação: Francisco Milanez, presidente da AGAPAN

9h30 – PAINEL II: A SITUAÇÃO DAS ÁGUAS: NOVOS CONCEITOS DE DRENAGEM, TRATAMENTO E APROVEITAMENTO DE EFLUENTES

Palestrantes:
– Flavio Ferreira Presser, presidente da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN)
– José Bueno, coordenador Projeto Rios e Ruas: “Rios e Ruas, uma convivência possível e desejável”
– Guilherme Castagna, fundador da Fluxus Design Ecológico: “Jardins de chuva e a descentralização dos serviços de manejo de água de chuva nas cidades: o caso do Largo das Araucárias em São Paulo”
– Dr. Demetrios Chistofidis, coordenador do Programa para Recuperação e Preservação de Rios Urbanos em pequenas e grandes cidades, Ministério do Meio Ambiente (MMA): “O Programa para Recuperação e Preservação de Rios Urbanos”

Mediação do Painel: Nanci Giugno, mestre Planejamento Urbano e Regional – UFRGS

11h – Debate com o público

11h – Case: Tratamento descentralizado de efluentes domésticos – Dora Ambiental

13h – Credenciamento

14h – PAINEL III: ENERGIAS RENOVÁVEIS

Palestrantes:
– Sergio Vidoto, Diretor CS Bioenergia: “Usina de Biogás Inovadora e Sustentável”
– Zilá Breitenbach, deputada estadual presidente da Frente Parlamentar de Apoio à Matriz Produtiva dos Biodigestores: “Matriz Produtiva do Biodigestor: Fator de Sustentabilidade, Desenvolvimento Regional e Energia”
– Aurélio Andrade, conselheiro do Fundo Verde para o Clima da ONU: “Descarbonização das Cidades”
– Dr. Guilherme de Souza, Secretaria Estadual de Minas e Energia: “Políticas e programas da Secretaria de Minas e Energia para promover as energias renováveis no Rio Grande do Sul”
– Dr. Carlos Dora, coordenador do Departamento de Saúde Pública e Meio Ambiente da Organização Mundial da Saúde (OMS)

Mediação do Painel: Mauricio Fernandes – secretário de Meio Ambiente de Porto Alegre

– 15h30 – Debate com o público

– 16h15 – Case: Vinícola Guatambu, Dom Pedrito: produção a partir da geração de 100% de energia solar.

– 16h45 – “Case” Tampinha Legal, Alfredo Schmidt, Sinplast

– 17h30 – Premiação Cidade Bem Tratada – Categoria “Trabalhos Científicos”

– 18h30 – Encerramento

9h: Painel 3: Tratamento e aproveitamento de efluentes – a situação das águas no Brasil

Painelistas:
Fernando Meirelles – Diretor do Instituto de Recursos Hídricos do RS
Malu Ribeiro, coordenadora da Rede das Águas da Fundação SOS Mata Atlântica
Eduardo Viegas, Promotor de Justiça
Sérgio Luis da Silva Cotrim, Gerente de Projetos da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades
Coordenador: Leonardo Pascoal, Prefeito de Esteio

11h15min: Debate

12h: Case: Pequenos modelos de empreendimentos para tratamento de resíduos sólidos urbanos semi-automatizados – Luciano Coimbra

12h30min: Almoço

14h: Case: Redução de impactos ambientais pela autosuficiência energética na CMPC – Clóvis Zimmer, Gerente de Qualidade e Ambiente da Celulose Riograndense

14h30min: Painel 4: Energias Renováveis e Sustentáveis

Painelistas:
Eduardo Barros Neves , especialista em Regulação na Superintendência de Biocombustíveis e Qualidade de Produtos da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP
Mauro Passos, Diretor Presidente do Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina/IDEAL
Coordenador: Odorico Konrad, Coordenador do Laboratório de Biorreatores do Parque Científico e Tecnológico da UNIVATES

15h45min: Debate

16h30min: Encerrament

9:00 às 12:00 Oficina Jardim de Chuva – intervenção urbana para promoção de convivência saudável com a água.
Jardins de chuva são áreas ajardinadas rebaixadas com relação ao seu entorno que acolhem a água de chuva captada em telhados, quintais ou vias de trânsito. São plantados com espécies de baixa demanda de água, dispensando irrigação senão em todo, ao menos em boa parte do ano. Além de oferecerem retenção, promovem recarga do lençol freático, aumentam a umidade do ar, promovem a retenção de poeira atmosférica, e melhoram a qualidade da água. São usados como política pública por municípios de diversas escalas em todo o mundo como estratégia fundamental para promoção segurança hídrica, sempre numa abordagem descentralizada.

Parte da programação do seminário, a ação facilitada por Guilherme Castagna acontece no bairro Floresta, graças à parceria do Cidade Bem Tratada com a Fluxus Design Ecológico, o Distrito C, a Associação de Hortas Coletivas do Centro Histórico, o Café Mineraux e o Studio 1 Arquitetura. A oficina será ministrada para um grupo de 20 pessoas já engajadas em ações de transformação do espaço urbano, que replicarão a metodologia na capital.

14:00 Exibição comentada do video “Saneamento do Ohar”, resultante da expedição do projeto Rios e Ruas pela Bacia do Rio Saracura. Roda de conversa facilitada por José Bueno, Coordenador do Projeto Rios e Ruas , numa parceria com o Cidade Bem Tratada. Parte da programação do seminário, a atividade ocorrerá no espaço Vila Flores, também parceiro do evento, e será aberta ao público

Palestrantes da edição

Annelise Steigleder

Promotora de Justiça da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre Mestre em Direito pela UFRP e Doutoranda em Planejamento Urbano e Regional - PROPUR-UFRGS.
Palestrou no Painel 1 - Como está a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos

Aurelio Andrade

Engenheiro mecânico, com pós-graduação pelo mestrado em regulação da indústria de energia. Possui 24 anos de experiência no desenvolvimento de negócios e projetos no setor de energia renovável, eficiência energética e meio ambiente, com ênfase em energia solar e biogás. Diretor-presidente da USINAZUL, empresas de consultoria em energia sustentável, eficiência energética e serviços ambientais; vice-presidente da SolX Energy do Brasil, empresa fabricante de sistemas de refrigeração solar; pesquisador-colaborador no Laboratório de Sistemas Fotovoltaicos (LSF) do Instituto de Energia (IEE) e Ambiente da USP; conselheiro no Fundo Verde para o Clima (GCF) das Nações Unidas (ONU) no Grupo Consultivo para o Setor Privado (PSAG); chefe de edição na Revista Brasileira de Energia Solar (RBS-Magazine).
Palestrou no Painel 3 - Energias Renováveis

Dr. Carlos Dora

MD, PhD, tem uma destacada carreira em saúde pública e meio ambiente global. Até recentemente coordenou o trabalho sobre impactos de políticas setoriais (energia, transporte, moradia, indústria extrativista) sobre a saúde desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Conduziu o desenvolvimento de uma nova Iniciativa de Saúde Urbana para fortalecimento da capacidade de suporte dos sistemas de saúde, voltada para clima e qualidade do ar e saúde, que agora monitora os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU) 3, 7 e 11.
Palestrou no Painel 3 - Energias Renováveis

Demetrios Christofidis

Engenheiro civil, doutor em Desenvolvimento Sustentável - Gestão Ambiental / Recursos Hídricos pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (UNB). É professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da UNB e representante da Secretaria de Recursos Hídricos e Qualidade do Ministério do Meio Ambiente (SRHQ/MMA) nas Câmaras Técnicas de Ciência e Tecnologia, de Análise de Projetos e de Educação, Mobilização Social e Informação em Recursos Hídricos do Conselho Nacional de Recursos Hídricos. Também coordena os trabalhos de Concepção do Programa de Recuperação e Preservação de Rios Urbanos do MMA.
Palestrou no Painel 2 - A Situação das Águas: novos conceitos de drenagem, tratamento e aproveitamento de efluentes

Flavio Presser

Engenheiro civil, mestre na área de Estruturas, atualmente preside a Companhia de Saneamento do Estado do Rio Grande do Sul (CORSAN). Dirigiu o Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) do município de Porto Alegre pelo período de 10 anos (2005 a 2015), onde implantou o Programa Integrado Socioambiental (PISA) importante iniciativa de saneamento que elevou a capacidade de tratamento de esgotos na capital gaúcha de 27% para 80%. Já presidiu a Fundação de Ciência e Tecnologia e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental e foi professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), onde também foi chefe do Departamento de Estruturas do Centro Tecnológico.
Palestrou no Painel 2 - A Situação das Águas: novos conceitos de drenagem, tratamento e aproveitamento de efluentes

Guilherme Castagna

Sócio-fundador da Fluxus Design Ecológico, desde 2006 integra sua formação acadêmica como engenheiro civil (E.E. Mauá, 1998) à visão sistêmica da permacultura na elaboração de projetos de sistemas inovadores de manejo integrado de água, de projetos especiais de pequeno porte à consultorias para indústrias e pequenos municípios. É também palestrante (TedX 2.0, Expo GBC, Verge, Concrete Show, e outros), e ativista, membro da Aliança Pela Água SP, do coletivo PermaSampa, co-idealizador do Movimento Cisterna Já, e facilitador de cursos para técnicos e leigos, voltados ao empoderamento das pessoas no cuidado com a Água.
Palestrou no Painel 2 - A Situação das Águas: novos conceitos de drenagem, tratamento e aproveitamento de efluentes
Palestrou no Painel 3 - Energias Renováveis

Guilherme de Souza

Doutor em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desenvolveu estágio de pesquisa na Université Lille I - Sciences et Technologies. É especialista em Gestão Empresarial pela PUCRS e possui formação complementar em gestão de resíduos sólidos urbanos e política e economia internacional de energia. Foi gerente do Depto. de Engenharia de Processos da Fundação de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul - CIENTEC e representará a Secretaria de Minas e Energia do Rio Grande do Sul, onde atua como assessor técnico. Guilherme falará sobre “Políticas e programas da Secretaria de Minas e Energia para promover as energias renováveis no Rio Grande do Sul”. Sua apresentação pretende explorar as ações da Secretaria de Minas e Energia para incentivar o incremento na participação de fontes de energia renovável na matriz energética do Rio Grande do Sul. A palestra buscará fomentar a discussão sobre as perspectivas e desafios para que ações atuais e futuras no setor de energia logrem êxito no sentido de fomentar o desenvolvimento inclusivo e sustentável do Estado.
Palestrou no Painel 3 - Energias Renováveis

José Bueno

Arquiteto pela FAUUSP e mestre na arte Aikido. “Sonhar grande, fazer pequeno e começar logo” é seu mantra preferido. Tem viajado o Brasil e o mundo, inspirando pessoas com suas experiências como estudioso da complexidade da harmonia para lideranças, educadores e jovens. É o fundador do Instituto Harmonia, Educação e Sustentabilidade que contribui pela construção de uma cultura de convivência e coexistência na diversidade. É um dos criadores da iniciativa RIOS & RUAS que tem por propósito promover e inspirar múltiplas ações para milhões de pessoas descobrirem, verem e quererem nossos rios limpos e livres. Suas intervenções como "Arquiteto Social" iluminam a importância do experiência sensorial como fonte de transformação pessoal, social e urbana.
Palestrou no Painel 2 - A Situação das Águas: novos conceitos de drenagem, tratamento e aproveitamento de efluentes

Renato das Chagas e Silva

Engenheiro Químico, com Especialização em Saneamento Básico, desempenhou a função de Técnico do Serviço de Petróleo e Petroquímico da FEPAM de 1982 à 1992, assumindo a chefia do Serviço de Análise de Projetos da FEPAM até 1994 e, em seguida, a chefia da Divisão de Controle da Poluição Industrial da FEPAM até 2011 Atualmente, é Chefe do Departamento de Controle e Licenciamento da FEPAM.
Palestrou no Painel 1 - Como está a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos

Rogerio Menezes

Secretário Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas e Presidente da ANAMMA - Associação Nacional dos Órgãos Gestores Municipais de Meio Ambiente - biênio 2015/2017 e 2017/2019. Ambientalista, graduou-se em Oceanografia pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul e tornou-se mestre em Ciências/Ecologia pela mesma Universidade. Foi Secretário-adjunto de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos. Foi Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Marília (1997 e 2000); Vice-presidente do Comitê de Bacias Aguapé-Peixe (1999 e 2000); Coordenador de Recursos Hídricos da Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Estado de São Paulo (2000 e 2002); Secretário do Meio Ambiente de Diadema (2009 e 2010); e Coordenador-adjunto do Fórum Nacional de Comitês de Bacias (2001 e 2003). Exerceu a função de coordenador do Curso de Especialização em Avaliação de Impactos Ambientais da FAI e de professor de Biologia/Ecologia no Colégio Progresso Campinas. Em 2010, foi candidato a vice-governador de São Paulo e, em 2012, foi candidato a prefeito de Campinas pelo PV.
Palestrou no Painel 1 - Como está a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos

Sergio Vidoto

Administrador de empresas com experiência profissional na assistência a empresas estrangeiras em seus negócios no Brasil, contratos nacionais e internacionais relacionados à transferência de tecnologias, criação e coordenação do Joint Venture, sócio fundador da Cattalini Bio Energia S.A., responsável pela constituição da CS Bio Energia S.A., empresa especializada em tratamento de resíduos e recuperação energética. É membro do conselho de Administração da CS e coordena todas as atividades relacionadas aos fornecedores de tecnologias no segmento de tratamento de resíduos orgânicos no Brasil.
Palestrou no Painel 3 - Energias Renováveis

Vitor Augusto Koch

Formado em Administração de Empresas na FACCAT, atua como dirigente empresarial há mais de 30 anos e ocupa atualmente a presidência da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS. Amplo defensor do planejamento estratégico e de modelos de gestão voltados ao resultado e a profissionalização e qualificação do setor varejista gaúcho, foi o mentor da Agenda Estratégica da Classe Lojista, que tem por objetivo tornar o varejo gaúcho referência nacional. Foi 1º vice-presidente da CNDL em 2007- 2013, Presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE, em 2011-2014, – Diretor Conselheiro da Pólo RS Agência de Desenvolvimento e do Conselho Superior da Agenda 2020 e Conselheiro do SEBRAE/RS.
Palestrou no Painel 1 - Como está a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos

Zilá Breitenbach

Promotora de Justiça da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre Mestre em Direito pela UFRP e Doutoranda em Planejamento Urbano e Regional - PROPUR-UFRGS.
Palestrou no Painel 3 - Energias Renováveis

Mediadores

Dr. Carlos Alberto Mendes Moraes

Possui graduação e mestrado em Engenharia Metalúrgica pela UFRGS e doutorado em Materials Science - UMIST Inglaterra. Pesquisador em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora CNPq. Professor Titular I nos cursos de Mestrado e Doutorado em Engenharia Civil, com área de Concentração em Gerenciamento de Resíduos, e no mestrado de Engenharia Mecânica em Energia, UNISINOS. Decano da Escola Politécnica no período de 2012 a 2017. Coordenador do curso de graduação em Engenharia Ambiental no período de 2010 – 2016. Tem experiência em caracterização de materiais, gestão ambiental, produção mais limpa, reciclagem de resíduos, desenvolvimento de coprodutos e materiais sustentáveis. Formou 36 mestres e 3 doutoras. Possui 263 artigos em periódicos e eventos científicos. Possui 14 patentes, das quais 9 depositadas e 5 concedidas.
Mediador do Painel 1 - Como está a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos

Francisco Milanez

Licenciado em Biologia (UFRGS), bacharel em Arquitetura e Urbanismo (UFRGS) e especialista em Análise de Impactos Ambientais (UFAM/University of Tennessee), mestre em Educação em Ciências (UFRGS) e doutorando do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na UFRGS, desenvolvendo aplicações da Saúde Complexa no urbanismo, na sustentabilidade e na agroecologia. Foi criador e coordenador do Plano Rio Grande do Sul Sustentável do governo. É presidente da AGAPAN (Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural). Foi professor da FURG (Universidade Federal de Rio Grande), conferencista nos Fóruns Globais da Rio 92 (Cúpula da ONU de Meio Ambiente e Desenvolvimento) e em Copenhagen 95 (1ª. Cúpula Social da ONU), representante do Fórum Brasileiro de ONGs no encontro da CDS (Comissão de Desenvolvimento Sustentável) (NY) e na Rio+5 (pré-conferência no Brasil e na Cúpula de New York. Fellow do Grupo de desenvolvimento internacional dos Companheiros das América (1990-) e Fellow internacional da Fundação Ashoka de empreendedores sociais (1993-). É autor de “O Golpe do Terceiro Mundo” e “Ecoalfabetização, manual de sobrevivência em um planeta em extinção”, e participou na elaboração de livros e revistas, como o livro "Produção, consumo e abastecimento de alimentos: desafios e novas estratégias", publicado pela Editora da UFRGS. Como arquiteto e urbanista, projeta edificações e cidades sustentáveis saudáveis. É palestrante e professor sobre desenvolvimento sustentável, educação ambiental, alimentação, saúde complexa, agroecologia, teoria da complexidade e felicidade.
Apresentou o Momento de Reflexão e Inspiração: Hidroética

MSc. Mauricio Fernandes

Atual secretário municipal do meio ambiente e da sustentabilidade de Porto Alegre, RS e professor de Direito, é mestre em direito pela Unisinos. Possui graduação em direito e especialização em direito ambiental pela UFPel, atuando principalmente nos seguintes temas: direito ambiental, agrário, urbanístico, administrativo. Palestrante e consultor em órgãos públicos. Em gestão ambiental, defende a sustentabilidade a partir da harmonização entre o progresso econômico, a responsabilidade social e o zelo dos recursos ambientais para as presentes e futuras gerações. Foi coordenador jurídico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre e assessor do Ministério Público.
Mediador do Painel 3 - Energias Renováveis

MSc. Nanci Begnini Giugno

Engenheira civil e mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS, atuou como engenheira da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) de 1975 a 2012, exercendo o cargo de Diretora de Gestão Territorial no período 1999/2002, onde atuou nas áreas de gestão metropolitana e regional, planejamento do uso e ocupação do solo, parcelamento do solo, desenvolvimento municipal, infraestrutura e serviços urbanos, saneamento ambiental e gestão de recursos hídricos. Foi presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba na gestão 2003/2005, diretora do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul (DRH/Sema), no período de 2011 a 2012 e presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS), gestão 2009/2011 e gestão 2011/2013. Instrutora convidada em vários cursos de graduação, especialização, extensão universitária e mestrado, é consultora nas áreas de saneamento ambiental e planejamento urbano e regional. Cidadã emérita de Porto Alegre, láurea de engenheira do ano 2013 pela Sociedade de Engenharia do RS na categoria “Área Pública” e diretora de Apoio e Qualificação Profissional do Senge-RS na gestão 2014/2017 e 2017/2020.
Mediador do Painel 3 - Energias Renováveis