Notícias


O Seminário Cidade Bem Tratada terá em sua programação a fala de importantes agentes de transformação na área ambiental, bem como representantes dos poderes público e judiciário e organizações privadas que dialogam com o enfrentamento dos problemas decorrentes do manejo inadequado dos resíduos.

Em sua sétima edição, o evento já tem confirmadas as presenças de Annelise Steigleder, promotora de Justiça do Ministério Público do RS – Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre –, Renato Chagas, chefe de licenciamento da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Rogério Menezes, presidente da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma) e secretário do Meio Ambiente de Campinas (SP), e Vitor Augusto Koch, presidente da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas. O grupo abrirá o primeiro painel do seminário, no dia 11 de junho, às 19h, falando sobre “Como está a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, cuja mediação ficará por conta de Carlos Moraes, professor da Unisinos, doutor em Ciências dos Materiais e pesquisador na área de resíduos sólidos industriais e produção mais limpa.

Às 9h30min do dia 12, ocorre o painel “A Situação das Águas: novos conceitos de drenagem, tratamento e aproveitamento de efluentes”, tendo como convidados Guilherme Castagna, da Fluxus Design Ecológico, que desenvolve projetos com o uso de tecnologias ambientais para manejo e reuso de água, Demetrios Christofidis, presidente da Comissão Permanente de Ética do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) e coordenador dos trabalhos de concepção do Programa de Recuperação e Preservação de Rios Urbanos do Ministério do Meio Ambiente (MMA), José Bueno, coordenador do Projeto Rios e Ruas e Flavio Ferreira Presser, presidente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), com mediação da engenheira civil Nanci Begnini Giugno, ex-diretora da Metroplan, presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba e presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes).

Às 14h do mesmo dia é a vez de debater sobre “Energias Renováveis”, tendo como painelistas Aurélio Andrade, do Fundo Verde para o Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), que falará sobre a Descarbonização das Cidades, e Fabiana Campos, diretora presidente da CS Bioenergia, empresa que gera energia a partir do lodo proveniente do tratamento de esgoto doméstico e resíduos orgânicos. A moderação será do Secretário Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre, Mauricio Fernandes.

Todos os painéis são seguidos de 40 minutos de debate aberto com o público, que tradicionalmente enriquece muito o evento com suas contribuições.

O Seminário é promovido pela Fundação Mata Atlântica e Ecossistemas. Entre as inovações desta edição estão previstas premiações de trabalhos científicos, exposição fotográfica, rodada de negócios e intervenção coletiva, deixando as marcas de transformação criativa na cidade.

 

Serviço

O que: 7º Seminário Cidade Bem Tratada

Quando: 11 e 12 de junho de 2018

Onde: Auditório Mondercil de Moraes do Ministério Público, Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 | Porto Alegre | RS

Inscrições gratuitas pelo site: www.cidadebemtratada.com.br

Facebook: facebook.com/CidadeBemTratada/

Instagram: @cidadebemtratada