Notícias


Atividade gratuita, que ocorre em 24 de março, quer ajudar a mitigar a poluição atmosférica na Capital gaúcha

O que um carro como nível de ruído, válvulas ou escapamento desregulados, ou ainda um catalizador danificado, tem a ver com o aumento de doenças, principalmente respiratórias? Tudo. Estudos epidemiológicos mostram que entre os desequilíbrios ambientais das grandes cidades, a poluição atmosférica gerada por veículos é uma das principais causas de desencadeamento de bronquite crônica e asma, doenças pulmonares obstrutivas crônicas, arritmias e infarto agudo do miocárdio, câncer do pulmão e até depressão.

A sétima edição do Seminário Cidade Bem Tratada vai incentivar a redução de poluentes e melhora da qualidade do ar da Capital , oferecendo uma Inspeção Veicular Ambiental (IVA) gratuita no dia 24 de março, um sábado, dentro da semana de aniversário do município. A atividade ocorre das 8h30min às 17h no Parque Moinhos de Vento (Parcão).

A iniciativa é uma ação integrada da Fundação Mata Atlântica e Ecossistemas, promotora do Seminário, juntamente com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAMS), e Unidos – Concessionária Volkswagen.

Conforme o coordenador do evento, o advogado, professor e consultor de Direito e Legislação Ambiental, Beto Moesch, a Inspeção Veicular Ambiental, que será obrigatória a partir do final de 2019, tem se mostrado uma grande aliada na diminuição do impacto da circulação de automóveis irregulares sobre o ambiente. Um carro desregulado emite até 50% mais gases poluentes. Além disso, acaba pesando no bolso do proprietário por conta do desperdício gerado e acarreta em gastos ao Estado, decorrentes do aumento do número de atendimentos e internações hospitalares.

“Nosso objetivo é que, através dessa revisão detalhada, os cidadãos tenham em mãos um diagnóstico do que é preciso ser feito para minimizar a emissão de poluentes de seus veículos, atendendo aos padrões estipulados pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), atitude que dialoga com o foco do Seminário, que chega à sua sétima edição cumprindo o papel de debater a prevenção de danos ambientais e sua repercussão na saúde pública, aponta Beto.

Dados do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran) de janeiro deste ano apontam a existência de 835.118 veículos em Porto Alegre para 1,4 milhão de habitantes. Há dez anos, esse número não chegava a 660 mil carros em circulação. Já a frota em circulação no Rio Grande do Sul em janeiro de 2018 chegou a 4.037.025 de veículos, um aumento de mais de 50% em um período de dez anos, enquanto a quantidade de habitantes no Estado cresceu apenas 4%.

Itens que serão verificados:
• Regulagem do motor;
• Emissão visível de fumaça;
• Vazamentos aparentes ou alteração no sistema de escapamento;
• Níveis de ruído e de emissão de monóxido de carbono e hidrocarbonetos.

Serviço
O que: Inspeção Veicular Ambiental (IVA) gratuita, em alusão ao lançamento do 7º Seminário Cidade Bem Tradada
Quando: 24 de março, sábado
Onde: Parque Moinhos de Vento (Parcão)
Horário: 8h30min às 17h30min
Realização: Fundação Mata Atlântica e Ecossistemas