Notícias

Criada com o propósito de tratar resíduos orgânicos e líquidos, lodo do processo de tratamento de esgoto na Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), a CS Bioenergia é uma empresa que faz o aproveitamento energético do biogás e geração de energia limpa e sustentável. A sua planta contempla o estado da arte no tratamento de resíduos orgânicos e reaproveitamento energético, num processo totalmente automatizado e controlado, com tecnologia de ponta. Com capacidade de tratamento de 800 a 1000 metros cúbicos de lodo por dia, além de 300 toneladas de resíduos orgânicos, gera a potência de 2,80 MWe/h e de até 40 toneladas de biofertilizantes/dia. No Seminário Cidade Bem Tratada, o administrador Sergio Vidoto, responsável pela constituição da CS Bio Energia S.A,representará a empresa falando sobre por que o biogás é a fonte de energia limpa mais competitiva no Brasil.   
 
Como foi desenvolvida a tecnologia para a geração do biogás?
A Cattalini Bio Energia, pesquisou e transferiu tecnologias europeias para o Brasil, com objetivo de investir, construir, operar e prestar serviços de manutenção e operação.

De onde veio a inspiração para o desenvolvimento da ideia?
Pesquisamos o mercado brasileiro em 2013 e encontramos todos os resíduos sendo destinados em aterros, sem nenhum aproveitamento energético. Comparando com a Europa, onde encontramos mais de 14 mil plantas de biogás, entendemos que realmente é um mercado no início. Notamos que, além de nossas tecnologias atenderem todos os quesitos ambientais, as usinas são financeiramente sustentáveis.
 
Quais os desafios da geração de energia a partir de resíduos?
No quesito de separação da fração orgânica dos resíduos sólidos urbanos, encontramos o maior desafio, visto que os resíduos no Brasil não são separados na origem, isto traz ao processo tecnológico a maior dificuldade de operação, acarretando o aumento do investimento para tal processo. No quesito de obter os resíduos juntos aos municípios e ou empresa de saneamento, a dificuldade encontrada é a obtenção de contratos com longos prazos de duração e garantias de recebíveis.
 
A empresa que quiser apostar na proposta terá um investimento muito alto?
O investimento médio para recuperar e gerar energia através dos resíduos depende de cada projeto, mas posso assegurar que investir em biogás é e será a solução mais competitiva entre as fontes renováveis.
 
Como está o cenário no Brasil para produção de energia a partir do lixo?
Nós implementamos uma solução que visa o correto tratamento dos resíduos sólidos urbanos, a única em operação em nosso País. Além disto, a solução tem viabilidade econômica financeira, portanto, entendo que o mercado de biogás irá crescer de forma exponencial no Brasil.
 
No Paraná, CS Energia atua em parceria com a Sanepar. A solução é oferecida para outras estados também?
Nossa empresa está capacitada para oferecer projetos de engenharia, construir plantas em modelo turn key, formar equipes e operar usinas de tratamento e geração de energia elétrica. 
 
Sergio Vidoto integra o time de palestrantes do Cidade Bem Tratada.
 
Saiba mais:
O que: 7º Seminário Cidade Bem Tratada
Quando: 11 e 12 de junho de 2018
Onde: Auditório do Ministério Público | Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 | Porto Alegre | RS
Informações e inscrições gratuitas: www.cidadebemtratada.com.br
Facebook: @cidadebemtratada2018
Instagram: @cidadebemtratada
 
Temas que compõem a programação:
• Como está a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
• A Situação das Águas: novos conceitos de drenagem, tratamento e aproveitamento de efluentes.
• Energias Renováveis.