Detalhes da notícia


Com entrada franca, o evento marca o lançamento desta edição e discutirá os riscos da mineração à riqueza do rio Jacui

O 8º Seminário Cidade Bem Tratada será lançado com um cinedebate sobre as riquezas e ameaças vivenciadas no Rio Jacuí e os riscos associados à exploração do carvão como opção de fonte energética. Com entrada franca, o evento ocorrerá no dia 17 de agosto, às 16h, na Cirkula Livraria e Café, em Porto Alegre. As vagas são limitadas e devem ser garantidas mediante inscrição no portal do Sympla, neste link.

Serão exibidas duas curtas produções audiovisuais gaúchas como introdução ao debate. "Rio Jacuí: o generoso” é um episódio da série "Na trilha dos rios", produzida pela Estação Filmes e RBS TV, A série foi exibida em cinco episódios e mostra os grandes rios, os lagos e a costa que desenham o mapa gaúcho. O episódio sobre o Rio Jacuí encerra a série com um alerta: as águas do Rio Grande do Sul precisam ser melhor cuidadas. Em toda a extensão do Jacuí, cidades e populações inteiras retiram energia e sustento do rio, que apesar de séculos de exploração continua sendo uma fonte importante de vida e desenvolvimento na região central do Estado. Neste sentido, o imenso e belíssimo rio Jacuí é também uma mensagem de esperança e de renovação. 
 
O segundo vídeo “Uma mina de carvão ao lado de Poa”, produzido por Kátia Suman e Nazareth Hassen para o canal Olho Mágico, traduz de forma bastante completa o sentimento de ameaça vivido por essas populações e cenários. É um retrato também da preocupação das produtoras enquanto ativistas conectadas com uma rede atenta à qualidade de vida e aos processos de valorização de potenciais mais sustentáveis para o desenvolvimento do Estado.
 
Beto Moesch, coordenador do Seminário Cidade Bem Tratada, mediará o debate. “Várias sociedades estão abandonado as energias fósseis e nucleares por serem poluentes e altamente perigosas. Além do fator ambiental, as energias renováveis (solar, eólica e biomassa) passarão a ser mais baratas, a partir de 2030, oportunizando maior geração de empregos, além de fomento à pesquisa e inovação. Não tem mais volta”, enfatiza Moesch que questiona o motivo do Brasil não conceder incentivos robustos às fontes renováveis, com exceção da eólica. “Ao contrário, até 2040 a extração do pré- sal será isenta de todo e qualquer tipo de imposto e, aqui no Rio Grande do Sul, tudo o que é vinculado ao carvão está isento de ICMS. Precisamos pautar e discutir esse assunto de importância vital”, diz o consultor e professor de direito ambiental e presidente da Fundação Mata Atlântica e Ecossistemas, realizadora do Seminário.
 
 
 
Debatedores convidados:
 
Beto Moesch - mediador do cinedebate, coordenador do Seminário Cidade Bem Tratada. 
 
Kátia Suman - jornalista, produtora cultural, graduada em Ciências Sociais, produtora do Canal Olho Mágico. 
 
Vivian Schäfer- diretora de produção da Série “Na Trilha dos Rios”, exibida na RBS TV / TV Globo em 2008.
 
Emiliano Maldonado: doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), advogado da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares (RENAP) e membro do Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS), onde coordena o GT Teorias Críticas, Epistemologias do Sul e América Latina. 
 
John Wurdig - engenheiro Ambiental, mestre em Planejamento Urbano e ativista. Organizador das contribuições do Coletivo Mina Guaíba para a audiência pública referente ao EIA/RIMA do Licenciamento Prévio do Projeto Mina Guaíba.
 

Mais sobre o Seminário

O Seminário Cidade Bem Tratada acontece no dia 12 de setembro de 2019, das 8hs às 18hs, no auditório do Ministério Público de Porto Alegre. As inscrições são gratuitas. 

A oitava edição do Seminário Cidade Bem Tratada tem o patrocínio do Grupo Zaffari, Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos-CRVR, Companhia Rio Grandense de Saneamento-Corsan, Sicredi, Sindiatacadistas, Tampinha Legal, Abividro. 
Apoio institucional do Ministério Público do RS e Famurs. O evento conta com a parceria de Abes/RS, ACM-RS, Fórum GD da Região Sul, Grupo FRG, Cooperativa Paulo Freire, Abes/RS,.Casa de Turismo, Faculdade Dom Bosco, Cirkula Editora Livraria e Café.
 

Serviço

Lançamento do Seminário Cidade Bem Tratada - Cinedebate: "A Riqueza do Rio Jacuí e a Ameaça da Mineração"
Dia: Sábado, 17 de agosto de 2019
Horário: 16hs
Local: Cirkula, Editora, Livraria e Café
Av. Osvaldo Aranha, 522, no Bom Fim, Porto Alegre
ENTRADA FRANCA LIMITADA - Garanta sua entrada