Detalhes da notícia

Organizadores do evento propõem uma intervenção urbana como programação extra ao Seminário
 

Após um dia debatendo iniciativas e soluções sustentáveis para possibilitar alternativas ecologicamente corretas para haver mais qualidade de vida para as pessoas e suas cidades, a organização do Cidade Bem Tratada propõe uma tarde diferenciada junto a orla do Guaíba. A iniciativa de trazer o debate para a rua, que inicia às 14h da sexta-feira, 13 de setembro, prevê uma intervenção urbana com bate papo sobre educação ambiental com prática de pesquisa dos cursos de água da cidade e jogos sustentáveis. Será uma tarde de valorização à educação e à pesquisa.  
 
A tarde inicia com uma atividade prática de coleta de uma amostra de água do Guaíba e posterior análise pelos integrantes do Projeto Observando Rios/SOS Mata Atlântica. Participarão alunos da Escola ACM - Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, que também terão a oportunidade de brincar com os jogos ‘Antropolixo’ e a ‘Trilha dos ODS’, com o objetivo de desenvolver, de forma lúdica, conceitos sobre a separação e destinação correta dos resíduos urbanos e as metas propostas pelos Objetos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Estes materiais didáticos foram produzidos em parceria com a Apoena Socioambiental, Cooperativa de Professores da região metropolitana de Porto Alegre (Educredi) e Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (AGPTEA). 
 
Logo em seguida, teremos uma roda de conversa com a Dra. Cláudia Barros, da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Dra. Maria Rossi, Engenheira Agrônoma e mestre pela Universidade de Brasília e doutora pela Universidade Paris VII, sobre a contaminação das águas por atividades humanas. O grupo interdisciplinar de pesquisa em Biogeoquímica ambiental, pertence ao Departamento de Solos da UFRGS participará da discussão aberta. 
 
O ponto de encontro para estas atividades ao ar livre, com entrada franca, será no gramado próximo a chaminé da Orla do Guaíba, perto da Usina do Gasômetro. Traga seu chimarrão e compartilhe esta ação socioeducativa com um grupo de especialistas e cidadãos focados em contribuir para que as cidades sejam bem tratadas.
 
Programação Extra – sexta-feira, 13 de setembro – ENTRADA FRANCA
 
Intervenção urbana: Seminário na Cidade – ‘Observando as águas do Guaíba’
Leve seu chimarrão e curta com a gente o melhor pôr do sol de Porto Alegre
 
14:00 - Coleta e análise da água do Guaíba - Observando Rios/SOS Mata Atlântica.
15:00 - Educação Ambiental alinhada aos ODS - Educredi e Apoena Socioambiental (Jogo Antropolixo e Jogo Trilha dos ODS). Público infantil. Parceria Escola ACM
15:00 - Roda de conversa com Dra Cláudia Barros (Faculdade de Agronomia/UFRGS) e Dra Maria Rossi (SEMA/DF) sobre a contaminação das águas por atividades humanas. Público adulto.
16:00 - Encerramento