Detalhes da notícia


Qualidade para além da pesquisa
 

1. Cidade Bem Tratada - O que é o Instituto Soleil de Pesquisa - INSPE e qual sua ligação com a comunidade objeto de estudo?  
 
Cleiton Chiarel - Somos um instituto de pesquisa que tem como principal propósito estimular a promoção de mudanças de impacto socioeconômico nos territórios em que atua. Para nós,  o projeto não termina com a pesquisa de campo e a entrega do relatório, estimulamos a participação e o envolvimento da comunidade objeto de estudo antes, durante e especialmente depois da entrega dos resultados.
 
2. Cidade Bem Tratada - Que áreas norteiam os projetos/ideias que desenvolvem? 
 
Cleiton Chiarel - Temos experiência em estudos pioneiros sobre resiliência e economia criativa, com participação comunitária, e projetos em colaboração com diversos especialistas de diferentes áreas para um profundo entendimento dos temas abordados. 
 
3. Cidade Bem Tratada - Fale sobre os projetos que estão desenvolvendo atualmente. 
 
Cleiton Chiarel - Além do Projeto Cidade Aberta, que será apresentado durante o evento e que ocorre com o apoio de diversas instituições e parceiros como PoaInquieta, Unisinose Vila Flores, estamos desenvolvendo o Mercado Inquieto da Economia Criativa, que é um evento de entrega pós Mapeamento da Economia Criativa de Porto Alegre 2019, incubado no programa RS Criativo e com apoio do Coletivo PoaInquieta. Em parceria com o Instituto Axé Brazil, estamos realizando o Estudo das relações econômicas, sociais e culturais dos povos tradicionais de matriz africana de Porto Alegre. Ainda desenvolvemos junto a Art &Litter a Análise do Potencial Turístico de Porto Alegre e estamos contribuindo com o Pacto Alegre na elaboração do Projeto Cultura Cidadã. 
 
4. Cidade Bem Tratada - Quais os serviços que oferecem? 
 
Cleiton Chiarel - Articulação institucional e comunitária, levantamento de dados secundários, coleta de campo, análise quanti e qualitativa, rodas de conversa, capacitações, elaboração e gestão de projetos cocriativos. 
 
5. Cidade Bem Tratada - Como é para o INSPE participar com um estande do Seminário Cidade Bem Tratada 2019? 
 
Cleiton Chiarel - Vemos como uma oportunidade de mostrar para o público do evento as ações que estão sendo realizadas de forma coletiva para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades, através de metodologias ativas que promovam engajamento e mobilização social para a melhoria da qualidade de vida dos territórios envolvidos no projeto Cidade Aberta.