Detalhes da notícia

Diminuir o impacto negativo causado pelos seres humanos é urgente

para  minimizar as consequências socioambientais

 

O crescimento das cidades, baseado no afastamento da natureza, deveria estar com os dias contados. A preocupação em desenvolver os municípios de forma eficiente e sem danos aos ecossistemas não é mais novidade. Há décadas especialistas têm tratado deste tema mas, infelizmente, ainda não encontraram eco suficiente mundo afora.

Tendo como mote a gestão de resíduos sólidos, águas e energias renováveis, o Seminário Cidade Bem Tratada chega a sua nona edição com o objetivo principal de trazer para o debate exemplos reais de práticas e políticas fomentadas pelo poder público, iniciativa privada e demais segmentos da sociedade, comprometidos em fazer a diferença para contribuir com a sustentabilidade.

Vivemos reações em cadeia, como por exemplo as mudanças climáticas, que tiveram amplo destaque nos últimos anos graças ao debate e a disseminação de atos coletivos ou individuais que geraram uma incrível repercussão em rede. Atitudes transformadoras, aparentemente pontuais, geram um efeito ‘dominó’ muito positivo e replicável em qualquer canto do mundo, hoje ultra conectado. Não há mais distância nem limites paras se compartilhar informações e boas práticas.

É preciso compreender o ecossistema urbano como um palco para visibilizar e implantar ações que garantam a qualidade e a saúde da vida e do ambiente. Por isso, nesta nona edição do Seminário Cidade Bem Tratada, o debate sobre a sustentabilidade será ampliado, tendo como pano de fundo a questão da Biodiversidade. Em atenção ao encerramento da década da Organização das Nações Unidas (ONU) voltada para esta temática, queremos ressaltar como a gestão de resíduos, águas e energias têm impactado a biodiversidade e os ecossistemas. Especialmente, destacando que em 2020 a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) está fazendo 10 anos e é preciso analisar até que ponto avançamos, onde estagnamos ou se retrocedemos. Queremos discutir o impacto que o tratamento desses temas têm gerado e podem causar à vida, entendendo a importância de cada segundo, pois acreditamos que ainda há tempo de conhecer soluções e agir.

O Seminário Cidade Bem Tratada é sempre uma grande oportunidade para participar destas discussões e a 9ª edição está programada para o dia 04/11. Acompanhe nossas atualizações.